Idade Cronológica Vs Idade Corrigida

Como ajustar a idade do seu bebé?

  • Se o seu bebé nasceu mais cedo que o que era esperado ele vai ter dois dias importantes no seu calendário. O dia em que nasceu, que é a data do seu nascimento (idade cronológica) e a data em que deveria ter nascido.
  • É por isto que quando avaliamos o desenvolvimento do bebé, de acordo com a sua idade devemos ter estes dois momentos em consideração, sendo que a data em que deveria ter nascido denomina-se de idade corrigida.
  • Através da mesma conseguimos perceber quando o bebé deve atingir determinados marcos de desenvolvimento.
  • Por exemplo: se o bebé tem 12 semanas e nasceu 4 semanas antes da data prevista, consideramos as 8 semanas. Assim, sendo devemos esperar que o bebé tenha um desenvolvimento adequado aos 2 meses e não aos 3.
  • Por volta dos 2 anos de idade, dependendo se é um grande prematuro ou não, a maior parte das crianças atinge o expectável para a idade e deixa de ser necessário fazer essa contagem. 
  • Quando não alcançam, poderão precisar de um maior suporte a nível de terapias, por um período maior de tempo. 
  • Contudo, o mais importante é haver progresso no desenvolvimento. Lembre-se de que todos os bebés tem formas e tempos diferentes para alcançar os mesmos objetivos e existem profissionais de várias áreas que o vão ajudar nesse trajeto, tendo sempre em mente que é pela idade ajustada que se deve guiar.

 

Texto escrito por: Vitorina Damásio, Fisioterapeuta.

Partilha este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.